top of page


Novos pontos de vista sobre Campo Formoso,
escritos por campo-formosenses
Escrita Criativa
A escrita faz parte do seu dia a dia. Se não for como agente escritor, você certamente lê o que outras pessoas escreveram, o tempo inteiro. Como agora, que você está lendo o que eu escrevi. Não tem segredo, mas eu posso te dar algumas dicas para melhorar a sua escrita. A primeira delas é o autoconhecimento. Quais são as suas dificuldades? O que te trava na escrita? Quais os erros mais comuns? Se você já é adulto, lembra do seu período de escola, como era a sua escrita naquela época?
Escrever bem não é só uma habilidade necessária para quem trabalha com escrita, mas para quem quer se comunicar melhor e ser cada vez mais independente nos seus trabalhos.
Essa é uma página interativa, você terá experiências de leitura, escrita e imaginação, para destravar o seu cérebro e incentivar a sua criatividade. Vamos lá?
Como ficar em dia com a Língua Portuguesa?
Depende das suas dificuldades. Ler muito (livros, notícias, informativos, legendas informativas das redes sociais) te ajuda a se acostumar com as formações textuais. Escrever te ajuda a se familiarizar com as estruturas e a identificar os seus erros e se você trabalhar com escrita, usar o site Sinônimos te ajuda a evitar repetições e conhecer novas palavras.
Desafio 1
Pegue um caderno e uma caneta. Se acomode bem, e assista ao vídeo.
A regra é única, escreva a primeira palavra que vier a mente, quando você ler o que aparecer na tela. Seja rápido, cada palavra vai ficar apenas 5 segundos na tela.
Boa sorte
Agora, peça para uma pessoa que estiver próxima à você, para te ajudar. Fale essas palavras que você escreveu e peça para ela tentar adivinhar quais eram as palavras que estavam no vídeo. Depois, assista ao vídeo novamente com ela.
É importante saber a diferença entre...
Mau e Mal: Mau com U é o contrário de Bom. Mal com L é
o contrato de bem. (Dica: Fale Mal com ELE, viu só como
você deu ênfase na letra E? Que tem na palavra BEM)
Afim e A fim: Afim, junto, tem uma ideia de semelhança.
Exemplo: Nós temos ideias afins (ideias semelhantes). Já a fim,
separado, fala de finalidade. Exemplo: Viajei a fim de comprar
roupas (com a finalidade/para comprar roupas).
Meio e Meia: Meio tem sentido de "um pouco" e meia tem
sentido de metade.
Mas e Mais: Mas dá ideia de oposição e mais, de adição.
Exemplos: Ele é o mais querido da sala/ Ele é bom, mas
não é querido. (Dica: Teste substituir o mas por porém, se
der certo, é mas sem o I.
Tem e Têm: Assim como vem/vêm a diferença está no sujeito,
se for no singular, sem acento. Se for no plural, com acento.
Exemplo: Ele tem um carro/ Eles têm dois carros.
Trás e Traz: Traz tem o sentido de trazer e Trás tem o sentido
de atrás.
Em dia ou em dias: Se você quiser falar sobre estar correto,
estarem quites, use EM DIA. Exemplo: Estou em dia com as
contas de luz. Se você quiser falar no sentido de tempo, é EM
DIAS. Exemplo: Eu gosto de comer doces, em dias como este.
Por que, Porque, Porquê e Por quê: Vamos lá
Por que separado, tem o sentido de Por qual motivo,
geralmente vem no início das frases. Exemplo: Por que você
não participou da gincana?
Porque junto e sem acento pode ser substituído por pois.
No exemplo de cima, seria a resposta. Exemplo: Porque estava
indisposto.
Porquê junto e com acento é o único que pode agir como
sujeito. Ele pode ficar no plural ou ir para o singular. É o único.
Exemplo: Ninguém sabe os porquês dele.
Por quê separado e com acento aparece geralmente no final
das frases ou isolado. É o diferentão. Exemplo: Você não
participou da gincana, por quê?
Desafio 2
Continue com o caderno e a caneta na mão.
Agora o desafio é o seguinte, imagine que você vai viajar e você vai levar um determinado objeto na sua bolsa. Você precisa descrever este objeto sem dizer o nome, apenas com as características dele. Tudo isso, em 5 minutos. Está pronto(a)? Vem ver no vídeo.
Peça ajuda para uma outra pessoa. Leia o texto que você escreveu e veja se ela vai acertar qual objeto era. Se ela acertar, significa que você teve êxito na sua descrição.
8 dicas para aplicar HOJE
Independente de qual seja o seu objetivo, algumas dicas podem te ajudar a começar bem. Das 8 dicas, as quatro primeiras são gerais e as quatro seguintes vão te ajudar caso queira se preparar para a redação do Enem 2026.
-
O amigo Word: Escreva os seus textos no Word mas sem corrigir de primeira. Escreva tudo e depois veja onde estão os seus principais erros, assim você vai identificar padrões e descobrir por onde deve começar a estudar sobre a escrita.
-
Resumir é um bom caminho. Observe as suas frases e veja se é possível diminuí-las e como fazer isso. Comece tentar deixar um verbo por frase, e assim prossiga.
-
As redes sociais também são aliadas. Siga perfis no Instagram ou no TikTok que falem sobre Língua Portuguesa. No seu lazer, você continuará aprendendo.
-
Escreva sobre TUDO. Anote as suas listas de compras em um bloco de notas do celular ou caderno, tente digitar mais do que gravar áudios e se você fizer terapias, escreva tópicos do que você vai falar. O importante é que a escrita faça parte do seu dia a dia, assim você não vai travar quando tiver que escrever.
-
Se você quiser fazer uma boa redação para o Enem ou vestibular, primeiro, ao pegar a redação, faça tópicos de tudo o que você sabe sobre o tema. Tudo o que surgir na sua mente. Pronto, você tem um esqueleto da sua redação. Algumas coisas serão descartadas, mas você já tem grande parte do que precisa.
-
Deixe as suas redações de molho. Escreva sobre todos os temas que você imaginar e pensar que são pertinentes. Se não for possível entregar para um professor, deixe as redações por uns 3 ou 4 dias, para que você esqueça do que escreveu. Dias depois, basta ler e você mesmo vai notar alguns erros.
-
Tenha uma dupla de redação. Pode ser um familiar, um amigo, um colega de sala. Este alguém vai ler as suas redações e tem a função de corrigi-las.
-
Tenha um caderno de redação. Pode ser um caderno velho que você não utiliza mais. Nele você vai colocar palavras novas que você aprendeu, ideias para usar como referência, citações, modelos de introdução, dentre outras coisas.
bottom of page