top of page
DJI_0655_edited_edited.jpg

Novos pontos de vista sobre Campo Formoso,
escritos por campo-formosenses

O projeto

Jornalismo

1) Estrutura de um texto jornalístico

Diferente de outros formatos ou da tradicional Redação que aprendemos no Ensino Médio para aplicação no Enem, um texto jornalístico deve moldar-se em torno da informação. De forma direta ou indireta, este texto tem uma intenção clara de informar o público sobre algo. Para provar que aquela informação é verdadeira você vai recorrer a imagens, vídeos, depoimentos e a melhor linguagem para que uma diversidade de públicos te entenda. A receita? Pirâmide invertida.

2) Pirâmide invertida

Quando você imagina uma pirâmide, certamente imagina uma base larga que dá sustentação para todo o resto. Se tivesse que preenchê-la de um líquido ou sólido, o topo seria a parte de menor armazenamento/importância, certo? Agora imagine virar esta pirâmide de cabeça para baixo. O principal agora está no topo. Imagina esse conteúdo interno como a informação do seu texto. O conteúdo principal precisa estar no topo, as informações secundárias vem no meio do texto e para o final, você pode deixar aquelas informações que podem ser retiradas ou, se não forem lidas, não farão diferença no entendimento da informação. 

A teoria da pirâmide invertida é utilizada amplamente no jornalismo diário. 

3) O texto como a fala

Não leve essa comparação tão a sério, mas se você tivesse que contar uma fofoca para alguém, por onde começaria? Aí você me responde: pela informação principal. Pode ser um local, uma pessoa, um acontecimento... O seu texto jornalístico precisa começar pelo principal, com um detalhe: essa fofoca precisa ser dita em pouco tempo. O seu texto precisa chamar a atenção do seu leitor ainda nas primeiras linhas. Considerando a informação, responda no primeiro parágrafo: O que? Quem? Quando? Onde? Por que? E nos próximos parágrafos você pode trazer mais detalhes dessa informação principal, como por exemplo, a fala de um profissional que vai solidificar a sua informação.

4) Fonte, figura essencial

Quando você escuta uma informação, geralmente pergunta: Quem te disse isso? Daí você já percebe que não basta ter a informação, precisamos de bases para que ela seja considerada uma verdade. No jornalismo, o repórter não pode afirmar nada sem estar amparado por um profissional que possa falar com propriedade sobre o tema. Na hora de construir um texto, lembre-se de convocar um especialista na área, que possa dar base para a sua informação. Exemplo: Em uma notícia sobre vacinação, vale a pena conversar com um enfermeiro, um médico, um farmacêutico...

5) Notícia ou reportagem

Se você faz a associação pelo tamanho do nome, você acertou. A palavra notícia é mais curta que reportagem e na prática é assim que acontece. As notícias falam de um assunto que precisa ser dito rapidamente, é o chamado factual, a reportagem é mais aprofundada, fala sobre aquele assunto com diversas fontes e diversos recursos. 

6) Recursos multimídia

Na hora de construir o seu texto, imagine que ele será lançado na internet com uma infinidade de textos. Vence... quem chama mais atenção, por isso, capriche nas imagens e em recursos como fotos, vídeos, infográficos, áudios, imagens interativas... Tudo isso você pode construir gratuitamente na internet. 

bottom of page