

Novos pontos de vista sobre Campo Formoso,
escritos por campo-formosenses
Fotografia
Em um texto informativo você precisa sim se preocupar com a fotografia que não deve ser vista como um completo mas sim como a dupla perfeita para o seu conteúdo escrito. Há quem diga que precisa de um equipamento de última geração mas eu te digo que, se você estiver lendo este texto do celular, você tem tudo o que precisa na palma da sua mão. Além de pensar no que o seu público quer ver/saber sobre aquele tema, em imagens, eu te apresento 4 informações preciosas para te guiar na escolha das suas imagens:
1) O celular ajuda?
Pode parecer estranho mas você não precisa ter a câmera fotográfica mais atual para fazer boas fotografias. Basta dedicar um tempo para estudar as configurações da câmera do seu celular: foco, formatos, efeitos e muito mais. Vão fazer a diferença no seu processo de construção fotográfica. Pense no que você quer registrar, quais os melhores ângulos, veja o quanto o seu celular pode te ajudar e faça o seu registro.
2) Cuidado com a ética
Vai fazer um registro fotográfico de uma pessoa para o seu conteúdo que será divulgado na internet? Peça autorização do uso de imagem e se puder, leve um Termo de Autorização do Uso de Imagem impresso, especificando como será o registro, como será utilizado e peça para a pessoa preencher e assinar. Este processo é importante para evitar problemas futuros. Aliás, todos têm o direito de quererem ou não, serem fotografados.
3) O casamento perfeito
A foto não é secundária da sua produção, pelo contrário, ela precisa complementar tudo o que o texto quer dizer. Mas lembre-se: a foto não precisa, necessariamente, dizer a mesma coisa que o texto, ela pode trazer um detalhe que prenda a atenção do público e comunique tanto quanto o texto. Sabe aquela experiência de correr pelo texto observando as imagens e então decidindo se vai ou não ler o conteúdo? O seu público pode fazer a mesma experiência.
4) Orientações e foco
Você já deve ter percebido que pode fazer as suas fotos na vertical ou na horizontal, ou como nós falamos: em pé ou deitado. E o melhor formato depende de qual informação você quer passar. Se quiser ser mais detalhista, dar um foco maior em algo ou alguém, faça o seu registro na vertical (em pé). Se quer dar uma ideia de profundidade, quantidade de pessoas presentes ou tamanho, faça a sua foto na horizontal (com o celular deitado).
Dica: Você pode fazer uma galeria com 4 ou 5 fotos na vertical, com focos diferentes em vários objetos de um espaço e comunicar sem dizer uma só palavra.